André Vianello

André Vianello nasceu Carlos André, em Marabá-PA, em 1976, o pseudônimo veio por conta de sua atuação ao longo de 13 anos no rádio e algumas passagens pela TV. É professor efetivo da rede pública municipal e formado em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também fez especialização em Gestão Pública e é mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).Chegou a vencer alguns concursos na área de vídeo documentário e fotografia locais, área em que atua esporadicamente e mantém como hobby. O autor desenvolve também, de forma voluntária, iniciativas na área social e ambiental, além de se envolver na defesa de direitos humanos através da atuação como formador de professores na Secretaria de Educação. Apaixonado por cinema e por narrativas orais da região.

 

Sobre a obra: A obra, escrita pelo autor André Vianello, é importante para a cidade em dois sentidos: Primeiro pela obra construída com muita sensibilidade e talento, narrando fatos pitorescos da memória coletiva da cidade. O cenário onde se passa a obra é a cidade de Marabá. A obra nos revela um espaço maior do que o conjunto de ruas, prédios, praças e monumentos. A cidade é por excelência o lugar de encontro onde as pessoas se reconhecem como moradores ou forasteiros. Neste cotidiano é construída a imagem dos cidadãos e sua relação afetiva com a cidade influenciada por hábitos comportamentos, culturas, e hospitalidades. O autor constrói em sua obra perfis de personagens de diferentes classes, valores e sentimentos sendo inscritos nas memórias coletivas coletiva da cidade, revelando a cada página O Mistério da Arte e os mistérios de Marabá.

Em segundo lugar o autor é nascido, criado e morador de Marabá onde desenvolve suas atividades artísticas e profissionais. A obra é um registro do seu amor pela cidade é por seus habitantes.