Bárbara Lia
Nascida em Assaí, no Paraná, Barbara Lia é poeta, escritora e professora de História. Ao longo de sua vida, publicou diversos títulos, dentre eles:
“O sorriso de Leonardo” – (Kafka Edições Baratas); “O sal das rosas” – (Lumme); “A última chuva” – (ME); “Constelação de Ossos” – (Vidráguas); “Solidão Calcinada” – (Imprensa Oficial do PR); “Forasteira” – (Vidráguas) e “As filhas de Manuela” – (Triunfal Ed.).
Além destes, também colaborou nas antologias:
“O que é poesia?” – (Confraria do Vento/Cáliban); “O melhor da festa 3” – (Festipoa); “Amar – Verbo atemporal” – (Rocco); “Fantasma Civil” – (Bienal Internacional de Curitiba); “A arqueologia da palavra” – (Maputo) e “A anatomia da língua” – (Maputo).
Sobre a obra: O livro “Não o convidei ao meu corpo” utiliza a estratégia dos biografemas propostos por Roland Barthers para, no estilo auto-ficção, narrar memórias e figuras do imaginário da vida Lily Elm, focando em “aspectos insignificantes” para alguns, mas que adquirem importância poética para a narradora pelo fato de se situarem no universo afetivo. A obra promove um diálogo com Paul Klee, focando na transformação da dor em arte. Passeando por entre as ilustrações de Klee, a narrativa de Lily, em estilo de prosa poética, conta a sua trajetória de mulher atacada pelo vírus pólio.