José Ereni Fernandes de Moura

José Ereni Fernandes de Moura é natural de São Pedro do Sul (RS) e tem 60 anos. Graduou-se em Direito pela Fundação Universidade de Bagé (FUnBa, atual Urcamp) no ano de 1984, e nessa cidade reside até hoje. Escreveu “Alma Campeira” com cerca de 20 anos. Tem em Jayme Caetano Braun uma grande fonte de inspiração.

Sobre a obra: 

O autor desta obra é um gaucho.

Escrever tal frase é de uma honestidade rara. Porque o gaúcho não é o rico dono de estância, que coloca bombacha a cada final de semana para brincar de tradição, enquanto dúzias de peões cumprem com a lida do campo. Ou os filhos deste ricaço, que fingem grosserias e rudezas por acreditarem que andar de cara fechada falando grosso equivale a ser um gaucho.

O gaúcho de fato – o habitante do Pampa, andarilho sem rumo -, magistralmente registrado em Martín Fierro, é o que pena todos os dias em busca de um mínimo de alegria. Não é o estancieiro. É o peão, que corre atrás de changa após changa para sobreviver.

Situado em outra era que não a do personagem de José Hernández, os poemas deste livro remontam a essa tradição do gaucho: o que encara a vida com abnegação, buscando dar a ela um sentido – ainda que tal feito lhe possa ser o único impossível.

Stéfano Mariotto de Moura