Márcia da Silva Martins
Márcia da Silva Martins é oriunda da área de exatas, é professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense – UFF – desde 1985, atuando nas áreas de Lógica Matemática e Lógica para Ciência da Computação. É Mestre em Matemática pela UFF e foi professora do Instituto Militar de Engenharia – IME – e da Petrobras (Rio de Janeiro). Foi coordenadora do Jornal “Dá Licença – Matemática – UFF” ao longo dos últimos onze anos, hoje vice-coordenadora. É autora do livro intitulado “Lógica: Uma Abordagem Introdutória”, publicado em 2012, pela Editora Ciência Moderna. Em 2013 lança junto à Editora Kazuá o livro de poesias “Entre o Verbo e o Coração”.
Sobre as obras:
Entre o Verbo e o Coração: A poesia e a licença poética, como formas de arte, fazem parte de todos os registros das culturas letradas. Assim, os poetas são parte desses fragmentos poéticos descobertos nas prateleiras dos tempos. Encontramos poesia em monólitos, pedras rúnicas e estrelas. O olhar poético! Essa mirada que acompanha a humanidade ao lado das outras artes. Emoção pura em forma de poesia é o que Márcia da Silva Martins nos apresenta nestas páginas. Qualquer palavra corre o risco de deixar de lado os sentimentos que são traduzidos literalmente nesta obra. É desse vácuo Entre o Verbo e o Coração que a alma viajante de Márcia tira inspiração para escrever, com paixão, suas percepções de poeta. Ela não retém vontades, nem as guarda para depois. Apenas escreve o que pensa e o que sente. Há reflexões saudáveis em forma de poemas que falam de e sobre a vida. Ter sentimentos e não os negar, sair da fria rotina de apenas existir é a senha. Num talento raro, Márcia combina poesia com alento de amor aos que nos cercam. São seis capítulos pulsantes, que falam de autoestima, sentimentos benfazejos, dor, tristeza, coisas do cotidiano, momentos de fantasia. Poesia pura que a Autora chama de devaneios. Márcia tem o amor que o mundo precisa e a paixão pela vida encravada em seu ser.
Encontros Entre Contos: Escrever é um ofício deliciosamente encantador e saboroso. É como que soltar a alma sobre o papel e viajar por mundos nunca dantes imaginados pelo próprio criador do texto. É Instigante e desafiador dar à luz aos escritos que vão alçar voo e pousar em variadas mãos, tomando muitos formatos e significados. O "Encontros entre Contos", nasceu faz alguns anos e estava guardado na gaveta esperando o momento mágico de encorajamento desta autora que vos fala, a colocar sua subjetividade à prova da sensibilidade de seus amigos. São histórias singelas que brotaram da imaginação, sem dó nem perdão!! Desejo que você leitor se entretenha com estes contos que falam de tudo um pouco, principalmente da leveza de coração.