Marcos Faria Gomes
Marcos Faria Gomes é um autor mineiro, reside no estado de São Paulo onde ganhou a vida como engenheiro e goza hoje o ócio da aposentadoria, o que lhe dá tempo para o exercício da escrita.
Sobre a obra: No princípio da leitura, quase concluí erroneamente tratar-se de casos acontecidos que o autor resolvera transcrever. Como diria o próprio autor, Marcos Faria Gomes, “Estava ainda nas maiores obtusidades”. Depois, fui me enveredando pelo ambiente da mantiqueira, arrastado pelo fio das narrativas, tomando pé da intencionalidade das palavras, da beleza das construções frasais e dos aspectos ficcionais sutilmente utilizados pelo autor.
As histórias, oriundas da oralidade, cumprem a tradição dos “causos” e vão além, investem sobre nós, nos encurrala e nos prende como “…os cães despidos das ilusões dos homens…”, para depois nos deixar possibilidades de saídas e desfechos.
Terra incógnita apresenta a geografia e os costumes de um lugar sem se configurar como regionalismo. As narrativas utilizam o ambiente para permear, com linguagem rica e elegante, os “valores” e a cultura que transcendem o espaço geográfico.
De resto, como a entrar por lugares desconhecidos, vale a pena o desafio de embrenhar por essas histórias, subindo e descendo serras, deslizando aqui e ali, nos amparando na sobriedade de um estilo.
José Vecchi de Carvalho