Óscar Fuchs

Óscar Fuchs escreveu e publicou sua primeira crônica aos 14 anos. De lá para cá, atuou enquanto cronista de A União (João Pessoa, PB), colaborador/correspondente do Caderno 2 d’O Estado de São Paulo, repórter de arte e cultura em O Momento (João Pessoa, PB), repórter na revista Em Dia(João Pessoa, PB), repórter para a afiliada SBT (João Pessoa, PB), repórter da Secretaria de Comunicações do Estado (João Pessoa, PB).

Atuou, também, como relações públicas em estabelecimentos de lazer e cultura; é integrante do grupo Fróide Explica como roteirista, músico, compositor e ator; colabora e publica em diversos veículos de jornalismo eletrônico com crônicas, artigos, charges e cartuns; atualmente mantém o blog A Rebelião das Palavras e publica charges, cartuns e crônicas no jornal Brasil de Fato (sucursal Porto Alegre, RS).

Sobre a obra: Este livro reúne crônicas de humor com temas diversos, escritas de forma coloquial e com a linguagem informal do dia a dia. A crônica de humor é uma modalidade recente no Brasil (cerca de 30 anos), textos de humor tinham antes a característica do chiste ou do “causo”. Escrever crônicas de humor é mais do que contar piadas: a piada tem o humor apenas uma vez, no final, no seu desfecho; já a crônica de humor deve ter a “graça” em seu entre-meio, a cada parágrafo que for possível, mas sem prejudicar a narrativa e a intenção do final.

Os temas envolvem comportamento, crítica política ou filosófica, fatos cotidianos. De leitura leve e divertida — nem por isso menos ácidas, críticas ou contundentes —­, crônicas de humor são ideais para a leitura nos apressados dias de hoje, além do fato de poderem ser lidas sem uma sequência lógica, bastando abrir o livro onde quiser e divertir-se.